‘Não sabem ler o documento das Nações Unidas’, diz ministra


Para Izabella Teixeira, as pessoas não entenderam as decisões da Rio+20.
Ministra recebeu de Xuxa Carta das Crianças para a Terra nesta sexta.



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta sexta-feira (22) que as críticas em torno do documento que foi elaborado na Conferências das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável são resultado de má interpretação do texto.
“As pessoas não sabem ler o documento das Nações Unidas, eu sinto isso. As pessoas não entendem as decisões”, explicou a ministra, que recebeu das mãos da apresentadora Xuxa a Carta das Crianças para a Terra no auditório do Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde é realizado o Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20.
A atriz Klara Castanho, a Clara da novela da TV Globo “Amor eterno amor”, chamou ao palco meninos e meninas para lerem trechos do documento, com as reivindicações das crianças. Cerca de 90 delas discutiram as questões para serem incluídas no documento .
“O que elas estão falando de Pantanal é parte da minha luta. Elas estão falando da questão da água e também do consumo. Elas vão transformar o padrão do consumo. Vão pedir: ‘quero comer melhor”, explicou Izabella. “O mundo espera que o Brasil produza 20% do alimento necessário para o aumento populacional. Estamos falando de 9 bilhões de pessoas no planeta e 20% desses alimentos sairão do Brasil. Nós podemos fazer isso sem destruir floresta, sem contaminar a água, sem usar agrotóxico, colocando a agroecologia e ensinando elas [crianças] a fazer isso”, completou.
Voz às criançasAntes da cerimônia, Xuxa disse que a Fundação Xuxa Meneghel apenas deu voz às crianças e que entregaria a carta e passaria a responsabilidade para a ministra. “Cada um da sua região tem um pedido diferente, especial, mas uma coisa em conjunto: eles precisam da informação e precisam ser ouvidos”, disse.
Ao fim, Izabella elogiou a mobilização infantil: “Criança não mente, então temos que dizer a verdade para eles. Essas crianças fizeram o que muitos chefes de estado não conseguiram. Vocês vão receber a Rio+40 daqui a 20 anos, são vocês que vão mudar esse quadro”.
Segundo a ministra, foi definido que o Brasil não vai ficar preso ao PIB para dizer o que é desenvolvimento. "Vamos avançar com nossos indicadores. Foram definidos novos padrões de consumo, com plano de 10 anos, para mudar comportamento. Essas crianças que aqui estão, nós temos que mudar o comportamento delas para que o planeta seja sustentável", disse.


0 comentários:

Postar um comentário